Nem bem começamos a usar os serviços do Pix, amplamente divulgados pela mídia, e já temos registro de fraudes.
Uma das grandes promessas revolucionárias nos serviços bancários é o Pix, nome escolhido pela forte ligação com o termo tecnologico Pixel.
A ideia do Banco Central é tornar o serviço de transferência bancária simples e menos burocratizado, eliminação de serviços como TEDS , DOCs. por exemplo e disponibilidade do serviço 24/7.
O usuário cadastra uma chave de identificação para sua conta e ‘VOIA-LA’, em segundos é possível receber realizar transferências para outras contas.
Oque veio para facilitar a vida dos usuarios, vem se tornando dor de cabeça, isso porque com essa simplificação , os bandidos se atualizaram e ja estão limpando a conta bancária dos usuáios por meio de fraudes enviadas, o famoso phising .
Os bandidos enviam mensagens para o usuário informar os seus dados , por meio de e-mail, mensagens no whatsapp, SMS. De modo a fazerem os usuarios acreditarem que as mensagems sao do banco. Com isso os usuarios acreditando estar em um ambiente seguro do seu banco, fornecem as informações , uma vez de posse desses dados, os bandidos efetuam as transferencias para outras contas.
Dicas como de prevenção:
Utilizar somente o app e site oficiais do banco ou serviços de pagamentos para cadastro de chaves.
O celular deve ser mantido sempre bloqueado com senha ou biometria,
Aplicativos financeiros devem ser deslogados ao terminar de usar.
Verificar o link de botões em e-mails, mensagens e redes sociais e não clicar em nada vindo de pessoas ou organizações
Se for vítima
Entre em contato imediatamente com a sua agencia bancaria,
Faça um boletim de ocorrência
E não se esqueçam de imprimir todas as informações, mensagems de e-mail, sms, whatsapp, recebidas, são as provas que você tem.
Deixe um comentário