CHATBOTs- Atendentes Virtuais .

Sabemos que a partir de 2020, o mundo entrou em uma nova era. Sim, porque como a pandemia trouxe restrições para a vida normal da sociedade, o mercado teve que se adequar a essa nova realidade. A incerteza de quato tempo esse evento duraria e as medidas de segurança que foram adotadas como forma de prevenção ao contágio. Tudo isso trouxe um novo cenário e consequentemente, a paralização dos serviços.

Com essa nova realidade, muitos serviçõs tiveram q ser oferecidos de forma diferente, sem a possibilidade de contato físico, ferrametas tiveram que ser desenvolvidas e adaptadas para a manutenção desses processos.

Podemos observar a utilização massiva das ferramentas de troca de mensagens, Whatsapp, bem como ferramentas de video conferência, crescimento assutador da ferramenta Zoom, bem como aperfeiçõamento das ferramentas como Google Meet, Microsoft Teams. Bem como investimento das empresas de vendas em ferramentas de E-commerce.

A enorme demanda pelos serviços e sem a possibilidade de sair de casa. Serviços de atendimemento tiveram que trabalhar em casa, devido a necessidade do isolamento social, e, em muitos casos, houve demissão de diversos profissionais.

Se de um lado tivemos um aumento substancial das atividades através da internet, por outro lado a redução do atendimento se tornou ineficiente. Dessa forma , os atendentes virtuais passaram a ser essenciais e mais eficazes em atendimento inicial com o cliente. Entramos entao na era dos atendimentos por Robos, os chamados CHATBOTS.

E como funciona um CHATBOT?

O Chatbot, funciona como um complemento ao serviço de relacionamento ao cliente ( atendimento escalonado). Ele é configurado para conversar, de forma objetiva, popr meio de mensgem quando o cliente entra em contato com o seviço SAC – serviço de atendimento ao cliente.

De acordo com as configurações, pre estabelecidas pela empresa, o chatbot interage com o cliente, podendo resolver um problema, por meio de consulta a uma base de conhecimento, outrossim, transferindo o atendimento para o próximo nível, caso ainda persista o problema.

Na verdade, funciona como um filtro de atendimento, evitando sobrecarga na mao de obra humana. Pode ser usado, também, como ferramentas no setor de vendas.

Marketing Conversacional e Chatbots

Principais Chatbots.

Existem várias ferramentas disponiveis no mercado, como:

Como criar um Chatbot

  • Defina seu público alvo
  • Defina o tipo de atendimento para chatbot , vendas, atendimento…
  • Defina qual ferramenta vai usar, por exemplo programação em python, ou através da ferramenta BLip.

Bora fazer nosso proprio ChatBot?


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *